Sign in to your account

Lost your identifiers ? Click on interrogation mark after fields - ? -
?
?

This section is only for members.
The IIBA office creates account for all members. Please don't recreate an account if you already have one.

if any problem, contact the IIBA administration >>    

  • search
    search
    close
  • location_city
    location_city
    business
  • share
    share
    share
  • public
    public
    close
  • contactsreply
    contactsreply
    arrow_forward
  • pages
    close

Lígia de Mello - Local Trainer SOBAB
Pascale Baes - CBT SOBAB

 

A Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética-SOBAB, através de sua clínica de atendimento psicológico "A Vida em Movimento", possui como uma de suas modalidades o trabalho corporal em grupo, baseado nos princípios da Analise Bioenergética, denominado Grupo de Movimento (GM).
Esta proposta objetiva apresentar um novo recurso para a saúde publica, onde utilizaremos a abordagem psicocorporal com base na Analise Bioenergética. Em seus fundamentos, para a Bioenergética o corpo e a mente são funcionalmente idênticos, isto é, o que ocorre na mente reflete o que está acontecendo no corpo e vice-versa. A Bioenergética promove o desenvolvimento de ferramentas e recursos que possibilitam o sujeito a reconhecer e lidar com a dor física e psíquica, dessa maneira resgatando a integração física, emocional e mental, habilitando-o a se conectar com o seu cotidiano comunitário.
O programa GM procura identificar como o sofrimento acontece, como ele se expressa.
Estes sofrimentos ou traumas levam a contrações crônicas, carregando em si mesmo o potencial de transformação, quando em movimento. A pratica regular dos movimentos proporciona maior consciência do corpo e a inclusão dos exercícios expressivos, pode favorecer o desbloqueio de tensões musculares provocadas pela sobrecarga emocional , que afetam o livre fluxo dos processos energéticos do organismo.
Estes exercícios, quando utilizados em grupos de hipertensos, por exemplo, tem a finalidade de aliviar a "pressão" interna através da externalização de sentimentos reprimidos, proporcionando conforto e aprendizagem terapêutica.
As atividades de GM proporcionam uma maior consciência subjetiva. Por ocorrerem em grupo, instauram uma rede social protegida, favorecendo um ambiente seguro e saudável de intercambio afetivo. Funciona como um laboratório de novas práticas
interpessoais que podem operar mudanças no estado interno dos sujeitos, bem como nas relações sociais. Desta forma, sua metodologia apoia-se nos mecanismos naturais de regulação do organismo, nos aspectos corporais, emocionais e relacionais.
O GM proposto para este Centro Medico Publico, é um projeto piloto que constará de um tempo definido de oito encontros. Poderá ser realizado também em espaço aberto e no dia e horário que a Unidade e a SOBAB considerarem mais adequados para contemplar o maior número de pessoas possível. Será coordenado por 2 psicoterapeutas da Clínica ' A Vida em Movimento" devidamente habilitados e certificados na abordagem psicocorporal pela SOBAB e pelo IIBA.

 

 

Mobile Menu